terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os dez mandamentos



Porque temos dificuldade de obedecer ao Criador? O que nos torna desobedientes? Aquilo que Deus amorosamente nos pede me parece tão simples porém na prática se torna tão trabalhoso! O Pai, sempre presente, nos mostra o Seu caminho sem, com isso, nos poupar de nossa liberdade.

Acredito que nos falta consciência de Quem nos pede. Quando recebemos ordem, por exemplo, de um superior no trabalho, logo atendemos porque temos noção das consequências caso desobedeçamos. A certeza do infinito amor de Deus para conosco também pode nos causar uma falsa impressão de que tudo podemos fazer pois Ele perdoa.

De certo tudo podemos fazer, mas não estamos livres das consequências. Não porque Deus quer se vingar de nós, pelo contrário, por amor Ele nos quer mais juntos dEle, o que só conseguiremos caso abandonemos o pecado e sejamos fiéis seguidores de Cristo Nosso Senhor.

Todos os dez mandamentos podem se resumir em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, onde um está intimamente ligado ao outro. Digo isso porque quem ama a Deus, verdadeiramente e acima de tudo, “não toma Seu Santo Nome em vão” e naturalmente “guarda domingos e festas de guarda”. Como agir diferente diante do nosso verdadeiro amor? E quem ama o próximo como a si mesmo, expressa genuinamente o seu amor primário a Deus. Como amar a Deus sem amar os Seus filhos criados à Sua imagem e semelhança?

E ainda, quando amamos o próximo desejamos  para ele o mesmo que para nós mesmos. Dessa forma, “honramos pai e mãe”, “não matamos”, “não pecamos contra a castidade”, “não furtamos”, “não levantamos falso testemunho”, “não desejamos a mulher do próximo”e “não cobiçamos as coisas alheias”. Já que a dor causada a quem amamos, dói também em nós.

Deus conhece nossas dificuldades, por isso além de nos falar de amor, nos indica como expressá-lo e vivenciá-lo integralmente, observando os dez mandamentos. O amor que sentimos é a beleza do Pai alcançando os filhos. Se tivermos dificuldade de ter sempre em mente todos os mandamentos, tomemos o maior deles como guia. Pois o verdadeiro Amor por si só nos leva a todos os outros naturalmente.

A misericórdia de Deus é a pura expressão de Seu amor por nós. Caso falhemos na observância de seus mandamentos, Ele nos chama incansavelmente a fim de dar-nos o Seu perdão quando sinceramente contritos.  O perdão do Senhor não só nos fortalece diante de nossas fraquezas como alimenta nossa esperança na vida eterna.

Que o Espírito Santo de Deus seja sempre nosso guia e nos dê consciência de nossos pecados para que, cientes do mal que causamos, possamos alcançar Sua misericórdia. Que nossos corações permaneçam sempre abertos à Luz de Cristo para que a chama do Seu amor nos mantenha em Seu caminho. Que o Pai cuide de nós para evitar que vacilemos diante de nossas dificuldades. Amém.

Camila Souto