Quando o corpo consegue sentir a tristeza da alma, estamos imersos no desânimo. O desânimo espiritual é um dos piores inimigos dos fiéis porque apaga o que temos de mais importante, a alegria de estarmos em comunhão com Cristo ressuscitado. É como se estivéssemos presos a Jesus no sepulcro sem notarmos que Ele vive. A Luz se apaga e ficamos fracos, um corpo sustentado por uma alma de muletas. Como consequência do pecado, nossas almas fragmentadas e inertes, esperam reparação em Cristo. Mas não basta sermos perdoados; se não nos abrirmos aos frutos da reconciliação que cura a alma, de nada adianta. O sacramento da reconciliação é dinâmico e nos torna mais fortes para lutarmos contra nossas fraquezas. Seus frutos perduram, quando sustentados por nossa fé e vontade. Desanimados, nos tornamos preguiçosos, cegos e inaptos a usufruir desses frutos. Essa cegueira mata a alma e distrai o corpo, tornando-nos verdadeiramente presas fáceis do inimigo. O desânimo não nos torna vítimas, mas sim culpados por nos fecharmos à graça de Deus que nunca nos é negada, basta termos fé. Portanto, somos responsáveis por cada oração não feita, por cada ausência à Missa, por nosso "não" diário à Deus. Um corpo doente, uma mente cansada e uma alma aflita, não resistem tanto à graça de Deus quanto uma alma desanimada. Pois esta se esconde de Deus, foge de qualquer manifestação dEle por preguiça e vergonha. A arte de fugir e protelar nosso relacionamento com Deus faz a alegria do inimigo. Como podemos estar certos que teremos o amanhã para recuperar o tempo perdido e estreitarmos nosso relacionamento com o Senhor? Ninguém sabe. O inimigo celebra e alimenta o nosso desânimo, que envenena a alma e nos distancia do Pai. Irmãos, entendam que nossas almas precisam de cuidados e reparos diários. A oração, a celebração dos sacramentos e a leitura e vivência diária da Palavra de Deus são armas extremamente eficazes para nos reerguer e nos manter fiéis. Nossa alegria é Cristo, saibamos que Ele nunca nos falta. Deixemos Ele viver e reinar para sempre em nossos corações. Não sabemos o tempo que temos, mas podemos decidir o caminho a seguir. Decidam-se por Jesus e escutem sua voz que nos diz " levanta-te e anda!" Amém.
Camila Souto
Camila, queria te parabenizar pelo blog e, assim, pedir mais textos. Achei sua página sem querer através do Google e gostei muito. Ainda não li todos os textos, mas aqueles que li muito me agradaram. Parabéns!
ResponderExcluirQue a paz de NSJC esteja com você!
Camila, obrigado por este post! Ajudou a curar meu coração. Fiquei muito contente em descobrir que há pessoas como eu que difundem o evangelho vivo através de blogs. Deus a abençoe! Continue, você tem talento!
ResponderExcluir